Pedagogia social e artes midiáticas: proposta inovadora da escola inclusiva

Conteúdo do artigo principal

Diego Bernaschina

Resumo

Este artigo consiste em uma nova visão do pensamento freiriano para oferecer na busca inovadora de implementação metodológica, tanto a educação multicultural (e multilíngue) quanto a escola inclusiva, desenvolvendo atividades de artes midiáticas no campo da educação social. Nosso objetivo é aplicar o método analítico de Freire e as artes midiáticas para melhorar a educação escolar e promover a inclusão educativa e social nas escolas, por meio de programas educativos inovadores e um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso que valorize a diversidade cultural e a igualdade de oportunidades para todos os alunos. A abordagem freiriana do pensamento focaliza a relação socioeducativa no campo educacional. Propõe integrar o desenvolvimento socioeducativo, teórico e prático em diferentes valores e funções da educação por meio da pedagogia crítica. Essa proposta educacional busca separar as artes midiáticas para transformar o dilema da alfabetização crítica e midiática e estabelecer uma nova relação entre pedagogia crítica e educação social. A influência do pensamento freiriano implica conectar a cultura e as artes em um programa de alfabetização midiática que inclui teoria e prática educativa. Por fim, propõe-se abrir um debate para refletir sobre a formação de professores e artistas para a "escola virtual", interagindo com alunos inclusivos de diversas culturas para criar obras artísticas e promover a independência nas atividades de artes midiáticas.

Detalhes do artigo

Seção
Sección Monográfica
Biografia do Autor

Diego Bernaschina, Investigador independiente

Artista hipoacúsico y multifacético como artista visual, diseñador, docente e investigador independiente. Licenciado en Artes, Diseño y Educación, Profesor en Arte y Diseño por la Universidad Tecnológica de Chile INACAP. En 2010 recibió la Beca FONDART, otorgada por el Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (Actual Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de Chile), para continuar un estudio del Diplomado en Gráfica Digital por la Pontificia Universidad Católica de Chile. Posteriormente cursó un Diplomado en Estética y Filosofía por esa misma casa de estudios de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Entre 2018 y 2019 recibió un Diplomado de Arte en Representación Territorial en la Escuela de Arquitectura de la Universidad de Santiago. Desde 2003 ha participado en varias exposiciones individuales, colectivas, festivales y bienales en Chile y en el extranjero. Actualmente vive y trabaja en Santiago de Chile.

Referências

Adell Segura, J. Llopis Nebot, M. Á., Esteve Mon, F. y Valdeolivas Novella, M. G. (2019). El debate sobre el pensamiento computacional en educación. RIED: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(1), 171-186. https://doi.org/10.5944/ried.22.1.22303

Aparicio Gómez, O. Y. (2018). Las TIC como herramientas cognitivas. Revista interamericana de investigación, educación y pedagogía, 11(1), 67-80. https://doi.org/10.15332/s1657-107X.2018.0001.07

Area Moreira, M. (2008). La innovación pedagógica con TIC y el desarrollo de las competencias informacionales y digitales. Investigación en la Escuela, (64), 5-17. https://bit.ly/3ORKmUU

Bambozzi, E. (1993). Teoría y praxis en Paulo Freire [Tesis de Doctorado, Universidad Católica de Córdoba]. Producción Académica UCC. https://bit.ly/3VbltXC

Bernaschina. D. (2019). Las TIC y Artes mediales: La nueva era digital en la escuela inclusiva. Alteridad, 14(1), 40-52. https://doi.org/10.17163/alt.v14n1.2019.03

Bernaschina. D. (2020). Arte digital en la Escuela Especial: Nueva perspectiva de la metodología artística y tecnológica para los estudiantes jóvenes chilenos. Revista de Educación Inclusiva, 13(1), 50-74. https://bit.ly/3wJKZYD

Bernaschina. D. (2021). Interacción pedagógica en las TIC: Mediación inclusiva en el aula virtual. Etic@net: Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 21(1), 171-192. https://doi.org/10.30827/eticanet.v21i1.15978

Caparrós Martín, E. y García García, M. (2021). Éticas para la esperanza de una educación inclusiva. Tendencias Pedagógicas, 38, 83-97. https://doi.org/10.15366/tp2021.38.008

Carballo Villagra, P. (2008). Una experiencia de educación popular según premisas de la pedagogía crítica. En M. Gadotti, M. V. Gomez, J. Mafra y A. Fernandes de Alencar (comp.), Paulo Freire. Contribuciones para la pedagogía (pp. 17-28). CLACSO. https://bit.ly/3ed0eny

Caride Gómez, J. A. (2021). Repensando a Paulo Freire como pedagogo-educador social: elogio de un quehacer cívico, educativo y cultural (trans)formador. Tendencias Pedagógicas, 38, 21-36. https://doi.org/10.15366/tp2021.38.003

Chesney Lawrence, L. (2008). La concientización de Paulo Freire. Revista Historia de la Educación Colombiana, 11(11), 53-74. https://bit.ly/3MKcNTa

Cornejo Valderrama, C. (2017). Respuesta educativa en la atención a la diversidad desde la perspectiva de profesionales de apoyo. Revista Colombiana de Educación, (73), 77-96. https://doi.org/10.17227/01203916.73rce75.94

Daniels, H. (2003). Vygotsky y la pedagogía. Paidós. https://bit.ly/3dqmgCt

Echeita Sarrionandia, G. (2017). Educación inclusiva. Sonrisas y lágrimas. Aula Abierta, 46(2), 17-24. https://doi.org/10.17811/rifie.46.2.2017.17-24

Ferreira Galli, E. y Braga Marini, F. (2017). O diálogo transformador a partir da pedagogia da esperança de Paulo Freire. Revista Inter Ação, 42(1), 51-68. https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44030

Freire, P. (1999). Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa (3ª ed.). Siglo XXI. https://bit.ly/3SKufdQ

Freire, P. (2005). Pedagogía del oprimido (2ª ed., J. Mellado, trad.). Siglo XXI. https://bit.ly/2MfboF0

Freire, P. (2007). La educación como práctica de la libertad (53ª ed., L. Ronzoni, trad.). Siglo XXI. https://bit.ly/3AqacdO

Freire, P. (2012). Pedagogía de la indignación: cartas pedagógicas en un mundo revuelto (A. L. Granero, trad.). Siglo XXI. https://bit.ly/3peqNuw

Gadotti, M. (2006). La pedagogía de Paulo Freire y el proceso de democratización en el Brasil: algunos aspectos de su teoría, de su método y de su praxis. En A. Ayuste (coord.), Educación, ciudadanía y democracia (pp. 39-64). Octaedro. https://bit.ly/3sS1xg0

Gaitán Riveros, C. (2003). El método de Paulo Freire. En M. Gadotti, M. Gómez y L. Freire (comp.), Lecciones de Paulo Freire cruzando fronteras: experiencias que se completan (pp. 211-212). CLACSO. https://bit.ly/3EumdRE

Gil, R. L. y Cortez Morales, A. (2018). Formación docente transformadora para liberar la educación. Paulo Freire y la Pedagogía del oprimido. En R. M. Páez Martínez, G. M. Rondón Herrera y J. H. Trejo Catalán (eds.), Formación docente y pensamiento crítico en Paulo Freire (pp. 24-53). CLACSO. https://bit.ly/3GgJXYo

González-Monteagudo, J., León-Sanchez, M. y Sevillano-Monje, V. (2021). Pedagogia da esperança: memória, escrita experiencial e reflexividade (auto)crítica em Paulo Freire. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 4(07), 34-49. https://bit.ly/3CHLFlx

Granda Asencio, L Y., Espinoza Freire, E. E. y Mayon Espinoza, S. E. (2019). Las TIC como herramientas didácticas del proceso de enseñanza-aprendizaje. Revista Conrado, 15(66), 104-110. https://bit.ly/3vT6AgF

Graviz, A. (2010). Pedagogía mediática-aprendizaje e interculturalidad. Revista de Educación, (1), 97-110. https://bit.ly/38yh6CE

Guioti, E. (2007). Educação a distância: tendências predominantes na sua expansão, Brasil e Espanha [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositorio PUCSP. https://bit.ly/3Cfzpap

Guioti, E. y Quintana Albalat, J. (2006, septiembre). Las tecnologías de la información y comunicación en la escuela – contribuciones del pensamiento de Paulo Freire para la superación de desafíos. Memorial Virtual Paulo Freire. https://bit.ly/3CSILKV

Jackiw, E., y Haracemiv, S. M. C. (2021). Educomunicação e alfabetização midiática: diálogos freireanos na América Latina. Práxis Educativa, 16, 1-21. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16614.031

Latorre, M. y Seco del Pozo, C. (2013). Metodología: Estrategias y técnicas metodológicas. Universidad Marcelino Champagnat. https://bit.ly/3AkH8nC

López, J. O. (2008). Paulo Freire y la pedagogía del oprimido. Revista historia de la educación latinoamericana, (10), 57-72. https://bit.ly/3vWYmUT

López Melero, M. (2012). La escuela inclusiva: una oportunidad para humanizarnos. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, 26(2), 131-160. https://bit.ly/3vzSsu3